Adaptação: Como organizo as crianças nas diversas atividades
(Autora do Texto: Ester Alves Lemos)
Não tem como falar de organização das atividades sem falar de rotina.
(Autora do Texto: Ester Alves Lemos)
Não tem como falar de organização das atividades sem falar de rotina.
Estabeleço com as crianças uma rotina desde o primeiro dia com elas, já na adaptação.
Esta rotina inclui atividades dirigidas, de livre escolha, de alimentação, de higiene, de área externa, tanto coletivas quanto individuais.
No primeiro dia recebo as crianças com jogos disponibilizados nas mesas e nos tapetes, sem as caixas, prontos para brincar. Conforme as crianças vão chegando, vou colocando um crachá de identificação com seu nome, e, assim procuro chamá-las pelo nomes.
Após a chegada de todos vou brincando e conversando com cada uma delas e, ao mesmo tempo me dirigindo ao grupo todo. Cerca de 20 a 30 minutos. Se alguma criança estiver chorando muito peço ao acompanhante que entre por alguns minutos pra acalmá-la, neste tempo.
Começo então a guardar os brinquedos, com algumas canções. Encaminho o grupo ao banheiro já combinando como devemos proceder: esperar a vez, lavar as mãos após o uso, utilizar o papel higiênico, não correr, entre outras coisas. Depois farão isto de forma individual. Voltamos para a sala.
Leio uma história deste tema (colocarei as sugestões em outra postagem) com todos bem perto próximos, já estabelecendo este vinculo e a regra para hora da história, gosto de todos bem pertinhos, as vezes com alguns no meu colo...
Depois tomamos café da manhã.
Na volta do refeitório, mostro a eles os cartazes com desenhos da rotina. Conversamos sobre o que já fizemos e o que ainda vamos fazer. Sempre que uma criança pergunta se já está na hora de ir embora, mostro na rotina o que ainda falta, que falta pouco.
Depois disto proponho alguns cantos e como canto principal proponho o desenho livre. Depois ouvimos músicas e dançamos, se isto for rápido!
Se o tempo permitir e as condições da área externa também (grama cortada) vamos fazer uma excursão pela escola para conhecer mais ambientes, se as crianças já conhecem a escola, vamos ver as mudanças!
Faço desta forma nos três primeiros dias com horário de adaptação de 2 horas e meia.
Depois destes dias se já estão familiarizados com o ambiente e com o que podemos fazer, inicio o dia na Roda da conversa:
Montamos a rotina com cartazes.
Fazemos a chamada
Contamos quantas crianças tem na sala
Ouvimos a história
Cantamos
Atividades diversificadas (cantinhos: jogos, massinha, leitura, informática, casinha)
Higiene
Almoço
Escovação
Higiene
Almoço
Escovação
Área externa
Saída
Conforme a adaptação vai acontecendo, vamos ampliando o momento da roda que pode chegar até 30 minutos. Acrescentamos o Livro da Vida, calendário, as regras, o alfabeto, os números e o tempo, final de semana, novidades, falamo e vemos muitas coisas.
Os cantos de atividades diversificadas também são ampliados de acordo com os projetos, temas que estamos trabalhando. Geralmente proponho dois cantos em que observarei mais de perto seu desenvolvimento, e, o demais são de livre escolha pelas crianças na hora da roda. Quando estão acostumados com este trabalho conseguimos colocar de 8 a 10 cantos diferentes e ao mesmo tempo, inclusive com cantos fora da sala em dias de calor.
Bom espero ter conseguido mostrar um pouco, como acontece minha semana de adaptação.
E então pais gostaram?
E na sua turma professores, como é? Conte me vou gostar de saber!
Um abraço
Professora Ester
Comentários
obrigada pela visita!
Esta questão da grama é um problema mesmo, né?
Mas, conte como é sua semana de adaptação?
volte sempre!
um abraço
Ester