Meu percurso formativo

No meu percurso formativo e de trabalho sempre estudei diversas abordagens pedagógicas. Em busca de reflexão, estudos e pesquisando e investigando minha própria prática. Mas isso nem sempre é feito de.maneira consciente. Falta me uma prática constante de escrita dessas reflexões.
As atividades diversificadas, as ideias do construtivismo e os ateliês da abordagem Freinet fizeram parte tanto da minha formação tanto na época dos estudos iniciais ainda no magistério quanto os estudos realizados durante e depois já nas minhas salas de aula.  As formações sejam as oferecidas pela Rede Municipal ou as que eu buscava por conta própria fazem parte da minha trajetória como professora de Educação Infantil. 
As possibilidades de escolhas pelas crianças, a organização do ambiente, a autonomia e a independência, a escolha das atividades, jogos e brincadeiras para oferecer para cada grupo ou criança era para mim fundamental e prioridade nos meus planejamentos e na rotina meu trabalho com as crianças.
Por que sempre acreditei na escola pública de qualidade e trazer essas abordagem para dentro da minha sala de aula nunca foi um problema pois sempre adaptava aos materiais e espaços que tinha. Pois o que me interessava era que as crianças tivesse liberdade de escolha e autonomia, mesmo que muitas vezes não conseguia oferecer de verdade isso a elas, com respeito ao aprendizado e desenvolvimento de cada uma delas.
Hoje eu não me importo de saber que muitas coisas poderia ser diferentes e quanto tempo eu me perdi sem saber por qual caminho seguir, tendo que todo ano inventar alguma novidade para a sala, um jeito diferente de fazer que considerasse mais a criança. Também por que sei que esse meu caminho me permitiu chegar até aqui e mesmo depois de tanto tempo na área da educação ainda ser desejosa de algo diferente. Essa inquietude sempre esteve comigo. Assim, procurava sempre fazer o melhor nas condições que eu tinha. Essa minha realidade me tornou a professora que sou hoje.
E como não fazemos nada sozinha segue essas pessoas maravilhosas que fazem parte da minha formação, do dia a dia e  claro são minhas amigas.


Comentários