Dez Princípios do Educador Montessoriano

 

Você conhece os princípios  do Educador escritos por Maria Montessori?


Alguns destes princípios já fazia parte de meu cotidiano no trabalho em sala de aula, eu já realizava de forma intuitiva, ou mesmo desejava alguns mas não sabia como concretizá-los em minhas ações. Então ao conhecer esses princípios foi um divisor de águas e eles fizeram tanto sentido para mim que busquei firmar cada ação minha em cada um deles.

A partir disso procurava me avaliar a cada dia o que eu tinha feito ou falado e buscava nesses princípios as mudanças necessárias para agir com as crianças levando em conta todo o seu potencial e também  respeitando seus modos de agir, falar e de se relacionar os os colegas. Quando eu respeitava o tempo da criança em uma atividade que ela queria repetir mais vezes, as outras crianças também percebia e respeitava.

Estes princípios me deram um norte para seguir nas primeiras mudanças que queria realizar. 

Comecei a mudar minhas ações antes mesmo de mudar o ambiente ou adicionar e retirar os materiais da sala.

Quais são seus princípios? O que você considera importante na sua prática em sala de aula para se relacionar com seus alunos de forma respeitosa e positiva?



Comentários