CAIXA DE TESOUROS


Hoje iniciei o dia apresentando minha caixa de tesouros na roda da conversa. Sim eu também tenho uma caixa de tesouros.
Apresentei então um dos meus maiores tesouros, individualmente. Ninguém poderia contar o que via, pois era uma surpresa.
Utilizei uma dinâmica que conheço e utilizo a vários anos, desde que comecei a utilizar este recurso da caixa de tesouros, para trabalhar a identidade deles: o espelho.
Depois que todos viram conversamos sobre este tesouro que mora no meu coração e que eu já amo tanto.
Demorou um pouco para que eles chegassem a conclusão. Quando pergunto qual é o meu tesouro a primeira resposta é o espelho. Mas depois vamos conversando que o meu tesouro muda toda vez que outra pessoa olha para ele.
O Felipe Lacerda que falou: - é a gente mesmo!
Então falamos que este é o nosso primeiro tesouro que devemos por na caixa individualmente,, uma foto nossa. Por que nós precisamos amar a nós mesmos.

Depois vamos discutir em outro momento qual tesouro também é importante e o que vamos colocar na nossa caixa para representá-lo. Aguardem
Veja como faço esta atividade.

CAIXA DOS TESOUROS
                                                    
OBJETIVOS: ampliar a noção de identidade através da linguagem e comunicação;
Respeitar a privacidade dos colegas.
MATERIAIS: caixas de sapatos decorada de acordo com o desejo da criança, adesivos, figuras, botões de diferentes tipos, lembranças de quando eram bebê, etc.
DESENVOLVIMENTO: cada criança trará sua caixa decorada de casa. Nesta caixa serão guardados seus tesouros que pode ser materiais trazidos de casa como: fotos deles e da família em casa ou nos passeios, figurinhas, adesivos, ou pequenos objetos, ou tesouros encontrados não parque da escola como pedras, folhas, flores, penas, entre outros, também irão fazer atividades coletivas para acrescentar objetos que tenham algum significado para elas.
Também poderão guardar desenhos, cartas e pensamentos, idéias e sentimentos que as tornam pessoas especiais e diferentes uma das outras.
As caixas serão usadas durante todo o ano, em diversas atividades, nas férias de julho elas levarão as caixas para trazer um tesouro de férias. No final do ano cada um levará sua caixa para casa como recordação.
Em um momento da semana estaremos abrindo as caixas e quem desejar, fala sobre seus tesouros, mostrando aos colegas.
Se você ainda não enviou a caixa e as fotos pedidas na primeira reunião de pais, peço que enviem , pois já iniciamos este trabalho, e as crianças estão sentido falta da caixa.

Um braço
professora Ester




Comentários