Professoras em formação

Nesta quarta-feira estivemos reunidas, as professoras dos Agrupamentos III, de toda a Região Sudoeste, de PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS na FAC.

Campinas, 22 de Maio de 2013

II Encontro de Professores de Educação Infantil do NAED Sudoeste - agrupamento III

Múltiplas linguagens: conversa sobre letramento
Desafio: especificidade da educação infantil Qualidade 

Café 
Abertura
Grupos

Encontro do ano passado foi assim:

Objetivos: troca e reflexão através de fotos das unidades 

Temática: letramento

Dinâmica de trabalho: epígrafes

Avaliação dos professores 

A partir deste segundo encontro Proposta: discutir a partir dos teórico, retirada das avaliações do encontro do ano passado:


Obj. Troca,  reflexão e ampliação de olhares
Textos de referencia:
Letramento (e não alfabetização) na educação infantil e formação do futuro leitor e produtor de textos
BRITTO, Luiz Percival Leme. Educação infantil e cultura escrita. IN: FARIA, Ana Lúcia Goulart e MELLO, Suely Amaral (orgs.). Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas: Autores Associados, 2005, p.7-16.



Proposta de hoje :

Todo o pessoal foram divididos em varias salas e cada sala em pequenos grupos!

Em grupo:  ler os texto citados acima e discutir pontos relevantes do texto e propor uma atividade que reflita as idéias colocadas pelos autores.



Ficamos com o texto: 

E após discutirmos algumas atividades já realizadas por nós, nas unidades que trabalhamos, escolhemos uma que realizo com minha turma!

Atividade: caderno " NOSSAS HISTÓRIAS"

Objetivo: utilizar as histórias contadas pelas   Crianças  na Roda da Conversa, transformar o texto oral em texto escrito. Dar voz as falas das crianças!

Atividade: escolher ao longo da semana uma história contada na roda, seja por votação das crianças , ou pela sugestão da professora.
O professor como escriba, disponibiliza a história na lousa, quadro branco, ou cartaz.
Depois trazer a história digitada pela professora, para colar no caderno, no qual cada criança ilustrará, com desenhos, colagens, pinturas a história da semana, identificando o autor daquela história. 




Em outro poste colocarei as fotos desta atividade realizada na minha turma.


É interessante verificar como as crianças se empolgam e se encontram como ilustradores e/ou autores de suas próprias histórias.

Depois deste momento, voltamos ao grupão e discutimos todas a idéias propostas! Foi bom saber que temos procurado realizar um trabalho já na direção dos novos conceitos sobre letramento e que temos muitos mais opções para realizar outras atividades. 

Por isto acredito que devemos ter mais espaços como este (encontro)  para nos colocarmos também como autores de nossas historias. 
É preciso dar vozes aos professores e saber o que eles estão produzindo, realizando e, avançarmos,  cada vez mais,  para uma educação de qualidade para nossas crianças!


Abraços 
Professora Ester 


Comentários