Desenhando com barbante

A Sofia fez um barco



Uma baleia


Um carro

A cobra
Um monstro

Uma galinha


Uma casa 
Uma galinha

Uma carroça 

Comentários

Anônimo disse…
Li este artigo estes dias e como tem a ver com o trabalho de vcs gostaria de compartilhar:

A CRIANÇA E A IMAGINAÇÃO
(Dra. Eliana Marcello De Felice
"O mundo infantil é recheado de encantamento e imaginação."

Alguns palitos de sorvete fincados na areia se transformam num castelo, onde vive uma princesa. Um retalho de tecido vira a máscara de um super-herói. Um papel colorido se converte em um foguete espacial. O lençol apoiado sobre cadeiras forma uma cabana na floresta... O mundo infantil é recheado de encantamento e imaginação. Em suas brincadeiras, a criança transforma o mundo e a realidade. Ela faz uso dos objetos e brinquedos de acordo com seus desejos e necessidades de expressão.

Quando brinca, joga, desenha ou faz uma colagem, a criança está criando. Sua imaginação lhe permite sonhar e divagar, traduzindo o mundo real numa visão pessoal. Para isso, ela recorre às fantasias presentes em sua mente, que começaram a se formar desde o início de sua vida.

Através de suas brincadeiras a criança expressa o seu mundo imaginário elaborando assim seus sentimentos e experiências. Uma brincadeira de polícia e ladrão pode representar a tentativa da criança de lidar com seus desejos de se apoderar de coisas que ela fantasia como proibidas. Seus temores de uma figura imaginária amedrontadora, formada em sua mente a partir de seus próprios impulsos e sentimentos, podem ser enfrentados em uma brincadeira de monstros e fantasmas.

O exercício pleno da imaginação e criatividade faz parte da vida infantil e é um elemento essencial para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança. Ele favorece o fluir do pensamento criando um lugar de liberdade. Liberdade de ser. Vivendo em um ambiente em que os adultos favorecem a livre expressão imaginativa da criança, ela pode se apropriar de si mesma e de suas experiências com o mundo. Pode ser autora de suas próprias criações, experimentando o prazer da liberdade de transformar o mundo e de ver refletido, em suas produções, algo de si mesma.

O que dá vida à criação e ao brincar infantil é o mundo interno de desejos e sentimentos da criança. É esse mundo pessoal que ela encontra em seus passeios pelos caminhos da imaginação. Para celebrar o dia das crianças, nada melhor do que soltar a imaginação e vivenciar a liberdade infantil.

Themis Desiderio (mãe do Cauã)