Como estimular a criança de três anos e meio?

Nessa fase a criança adora passear no mundo da fantasia, então dê ingressos à ela. Se for o caso, vá com ela.

Seu poder de imaginação é incrível. Com 3 ou 4 anos a criança descobre seus heróis favoritos e adora usar fantasias, fingir ser outra pessoa. Nessa fase, os jogos de faz-de-conta são os preferidos da criançada. Proponha teatrinhos, fantoches, jogos de dramatização e simulação, onde a criança pode usar sua criatividade para representar personagens.
As meninas adoram brincar de casinha e fingir que são mamães cuidando de suas bonecas. Os garotos brincam de luta, representando o bem e o mal, os monstros e os super-heróis.Quando os pais entram na imaginação deles e assumem outro papel, a brincadeira fica muito mais divertida.
Massinhas para modelar e tintas para pintar com os dedos em grandes cartolinas são excelentes brincadeiras que ajudam a estimular a criatividade. Quem sabe você não descobre que seu filho é um grande artista?
Nessa fase é preciso ficar atento e deixar a própria criança descobrir naturalmente se é destra ou canhota. Entre 3 e 4 anos ela irá demonstrar preferência pelo uso da mão esquerda ou direita, e os pais não devem intervir. Forçar a criança a usar uma das mãos para escrever, comer ou se pentear pode influenciar negativamente no seu aprendizado causando sérios problemas, principalmente na alfabetização.
Lembre-se de continuar estimulando sua linguagem e sua memória. Pergunte para a criança como foi seu dia, o que ela fez na escola, o que comeu no lanchinho, que música nova aprendeu. Essa é também uma forma de acompanhar o seu desenvolvimento passo a passo.

retirado do site: Guia do bebê

Comentários