O que é adaptação?



                O processo de adaptação é tão importante para as crianças que estão iniciando pela primeira vez na creche, quanto para aquelas que só mudaram de sala e profissionais.
            A adaptação deve ser gradativa para que a criança consiga ter segurança, autonomia e bem estar neste novo ambiente, uma vez ela vai se relacionar com pessoas, tempos e espaços diferentes, e também porque a organização diária da escola é muito diferente da que acontece em casa.
            A creche tem um caráter pedagógico. Os profissionais e o ambiente escolar devem propiciar o desenvolvimento global da criança.
O que os pais devem fazer nesse processo:
- despedir-se da criança e explicar que voltará para buscá-la;
- saber da importância e valorização da creche e dos profissionais para a família.
- conhecer a creche, os profissionais e seu trabalho.
- agir de maneira segura respeitando as orientações dos profissionais;
- junto dos profissionais, identificar o tipo de choro da criança, para verificar a necessidade de levá-la ou não de volta para casa.
O que não se deve fazer:
- sair “escondido” da criança
- não mentir ou chantagear a criança, dizendo que vai trazer doce ou brinquedos.
- não ficar “espiando” a criança
- não comparar a reação de seu filho com outras crianças, pois a adaptação de cada uma é diferente.

É um processo delicado tanto para os pais e filhos, quanto para educadoras, portanto, é fundamental o diálogo, a confiança e o respeito entre os envolvidos.

Autores: texto coletivo profissionais do CEMEI Nair Valente da Cunha 

Comentários

Olá Ester, muito obrigada pela visita e pelo comentário deixado no Bloguefólio. Passei para conhecer o seu espaço e gostei do que vi. Voltarei!
Profe Márcia disse…
Oi Ester, passei para retribuir a visita. Agora espero que possamos dar início a uma longa jornada de troca de saberes sobre a infância. Aproveito para deixar um convite para participar da brincadeira que está acontecendo lá no meu Cantinho. Vem comemorar comigo os 5 aninhos do meu Espaço.
Bjos
Anônimo disse…
Ester, obrigada pela visita em nosso Blog da EMEI João Vialta.
Espero que possamos partilhar experiências neste espaço!
Vamos acompanhar seu blog..
Um abraço..
Anônimo disse…
obrigada Prof. Ester assim podemos acompanhar cada momento da infancia de meu filho na escola. Beijos Evelyn mae do Miguel.
Themis Desiderio disse…
Adaptação não é mesmo nada fácil... Para nós adultos já não é fácil, ter que enfrentar as "novidades" que a vida nos oferece. Imagina pra uma criança... Cauã sofreu um pouquinho com a mudança (escola, tia, amiguinhos...) Apesar de eu saber que ele estava feliz de ir estudar na escola do irmãozinho, na segunda semana começou a reclamar de dor na barriga, e doía mesmo. Ele sintomatizou a ansiedade, a insegurança, o medo do "novo" e antes de ir, pronto: Lá vem a dor na barriga. Bom, passou, obrigada Ester pela paciência na adaptação do Cauã. Bjs Themis